CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Mobilidade 14/03/2024 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. ITAIÇABA RECEBEU O PROJETO PREVENÇÃO E CUIDADO NA CE.

Itaiçaba recebeu neste dia 14 de março, o projeto Prevenção e Cuidado na CE, uma ação de política sobre drogas, desenvolvido pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) em parceria com a Secretaria de Assistência social. O projeto promove workshops, fóruns de debates e atendimentos promovido pelo Centro de Referência sobre Drogas (CRD), com ações de prevenção, orientação, apoio e cuidados para pessoas com problemas pelo uso de álcool e outras drogas, e em situação de vulnerabilidade social.

A proposta do projeto é ampliar os serviços voltados às políticas sobre drogas no interior, aproximando e viabilizando o acesso a essa temática pela estação móvel itinerante, além de capacitar gestores públicos e profissionais da área.

#Mulher 08/03/2024 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. GOVERNO DE ITAIÇABA CELEBRA MOMENTO ESPECIAL EM HOMENAGEM AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Com muito carinho, O Governo Municipal de Itaiçaba reconhece e parabeniza as mulheres do município por sua garra, lutas e conquistas.
O Dia Internacional da Mulher representa uma história de luta, reconhecimento, dentre outros aspectos importantíssimos para o desenvolvimento de uma sociedade justa e igualitária. O Executivo Itaiçabense está ao seu lado, atuando por políticas públicas igualitárias, representativas e diversas, que façam a real diferença na vida das mulheres Itaiçabenses.

Governo Municipal de Itaiçaba, construindo uma nova história!

#AssistênciaSocial 28/02/2024 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. GOVERNO MUNICIPAL DE ITAIÇABA REALIZA ENTREGA DOS CARTÕES DE ALIMENTAÇÃO DO PROGRAMA CEARÁ SEM FOME.

O Governo Municipal de Itaiçaba por meio da Secretaria de Assistência Social, entregou manhã desta quarta-feira, 28, os cartões alimentação do Programa Ceará Sem Fome, do Governo do Estado do Ceará. Com o cartão, é possível comprar apenas alimentos, sempre dando preferência aos produzidos pela agricultura familiar e aos vendidos em pequenos comércios. No total será entregue 51 cartões e em caso de quem ainda não pegou o seu cartão, deve se dirigir a Secretaria de Ação Social para obter mais informações.

Governo Municipal de Itaiçaba, construindo uma nova história!

#Juventude 06/09/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. Prefeitura de Itaiçaba abre inscrições para o Programa Primeiro Passo

A Secretaria de Assistência Social de Itaiçaba tem o prazer de anunciar que as inscrições para o Programa Primeiro Passo estão oficialmente abertas. Este programa oferece uma oportunidade única para jovens estudantes adquirirem habilidades valiosas e ganharem uma bolsa mensal de R$115,00 (em caso de frequência integral).

O programa se propõe a ajudar os jovens a desenvolverem habilidades essenciais e se prepararem para um futuro promissor. No entanto, existem alguns requisitos importantes para se qualificar:

Requisitos de Elegibilidade:

- Faixa etária entre 15 a 29 anos.

- Ser estudante de escola pública, cursando o 8º e 9º do ensino fundamental ou Ensino médio cursando ou completo em rede de escola pública.

- Renda per capita de até meio salário mínimo.

- Possuir Número de Identificação Social (NIS).

Documentos Necessários para a Inscrição do Educando:

- Cópia do RG

- Cópia do CPF

- Carteira de Trabalho (caso possua via física)

- Comprovante de Endereço com CEP

- Cópia do Cartão do Bolsa Família (caso tenha)

- Número do NIS do Educando(a)

- Declaração Escolar ou Cópia do Certificado de conclusão do Ensino Médio

- Cópia do documento do(a) Responsável (RG e CPF) legal pelo(a) educando(a) menor de idade

- Comprovante de abertura de conta do educando (Bradesco ou Next)

As inscrições serão realizadas no CRAS, localizado na Tv. 31 de Março, S/N, nos dias 11 e 12 de setembro, das 08h00min às 11h00min e das 13h00min às 17h00min. O curso será ministrado de segunda a sexta-feira, das 18h00min às 22h00min, com duração de três meses.

Esta é uma oportunidade imperdível para os jovens de Itaiçaba investirem em seu futuro e adquirirem conhecimentos valiosos. Para mais informações e esclarecimentos, entre em contato com o CRAS. Garanta seu lugar no Programa Primeiro Passo e dê um salto em direção a um futuro promisso!

#Ações 25/08/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. Jornada de Conhecimento e Bem-Estar na Primeira Infância: Reflexões do Grupo de Gestantes

Hoje foi um dia de aprendizado e partilha no "Grupo de Gestantes"! Com o tema "A Primeira Infância Inicia na Gestação", elas exploraram juntas a importância dos primeiros momentos na vida dos pequenos. Um agradecimento especial ao Profissional de Educação Física Hermanno Hércules, que guiou essa jornada de conhecimento e bem-estar.

Este encontro, que também contou com a participação de alguns idosos do Cras, só foi possível graças à colaboração entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Assistência Social, mostrando como unir forças pode fortalecer nossa comunidade.

Nesta sexta-feira, 25 de agosto, celebramos a dedicação das futuras mamães a construir um futuro brilhante.

#Ações 24/08/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. Culminância da Semana da Primeira Infância de Itaiçaba: Celebrando o Aprendizado Lúdico na Infância

Hoje, 24 de agosto, celebramos o Dia da Infância com a CULMINÂNCIA DA SEMANA DA PRIMEIRA INFÂNCIA de Itaiçaba! Com o tema "CRIANÇA APRENDE BRINCANDO", a garotada da comunidade do Logradouro se reuniu para uma tarde repleta de diversão e aprendizado.

"Criança Aprende Brincando" destaca a importância vital de estimular o aprendizado por meio da brincadeira na primeira infância. Nessa fase crucial do desenvolvimento, as crianças absorvem conhecimento de maneira lúdica, construindo habilidades sociais, cognitivas e emocionais fundamentais para o seu futuro. Ao reconhecer essa abordagem, não apenas celebramos a alegria da infância, mas também investimos na construção de bases sólidas para o sucesso e a felicidade ao longo da vida das nossas crianças.

Agradecemos profundamente aos Profissionais de Educação Física, Nonato Souza e Francisco José Aires, que tornaram este evento especial possível.

Uma ação promovida com carinho pela Secretaria de Assistência Social, fortalecendo laços e garantindo um futuro brilhante para nossas crianças.

#AssistênciaSocial 16/08/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. II Reunião Ampliada de Segurança Alimentar e Nutricional do município de Itaiçaba é realizada

Na tarde desta quarta-feira, 16/08, A Secretaria de Assistência Social do município realizou a II Reunião Ampliada de Segurança Alimentar e Nutricional, no CRAS de Itaiçaba. O encontro reuniu representantes de diversos setores, todos com um objetivo comum: discutir estratégias para promover a segurança alimentar e nutricional em nosso município.

O tema central "Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, Democracia e Equidade" refletiu o compromisso da comunidade em enfrentar os desafios da insegurança alimentar, estimulando hábitos alimentares saudáveis e garantindo acesso igualitário à alimentação.

Entre os participantes, estiveram a Secretária de Assistência Social, Valéria Ferreira, que compartilhou sua visão estratégica; os Agentes Comunitários de Saúde, trazendo informações cruciais sobre as necessidades de saúde da população; e a Nutricionista Karla Monique, que ofereceu insights especializados sobre alimentação saudável.

Além disso, representantes do Conselho Tutelar destacaram a importância de garantir que todas as crianças tenham acesso adequado à comida. Os Adolescentes do Nuca trouxeram uma perspectiva jovem sobre a segurança alimentar, enquanto representantes da educação e da Secretaria de Assistência Social enriqueceram a discussão com experiências práticas.

A reunião demonstrou a força da colaboração entre diversos setores da sociedade, pavimentando um caminho em direção a uma Itaiçaba mais justa e saudável. A prefeitura agradece a todos os participantes por se dedicarem à causa da segurança alimentar e nutricional. Juntos, estamos construindo um futuro em que todos tenham acesso a uma alimentação digna.

#AssistênciaSocial 15/08/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. Participe da II Reunião Ampliada de Segurança Alimentar e Nutricional de Itaiçaba

Data: Hoje, 15 de agosto de 2023

Horário: 14h

Local: CRAS-Itaiçaba(CE)

Tema: "Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, Democracia e Equidade"

A Secretaria de Assistência Social convida a todos para a II Reunião Ampliada de Segurança Alimentar e Nutricional de nosso município, que acontecerá hoje, 15 de agosto, às 14h, no CRAS-Itaiçaba(CE). Com o tema "Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, Democracia e Equidade", esta reunião representa uma oportunidade significativa para todos nós.

A sua presença é fundamental para contribuir com ideias e estratégias que promovam a segurança alimentar, combatendo a fome e garantindo a equidade para todos os cidadãos itaiçabenses. Ao reunirmos nossas vozes e perspectivas, podemos efetuar mudanças reais em nosso município e melhorar a qualidade de vida de nossa população.

Nossos esforços coletivos podem criar um impacto duradouro e positivo. Através do diálogo, da colaboração e do compartilhamento de conhecimentos, podemos construir um futuro mais justo e saudável para todos.

Esperamos ver você hoje, às 14h, no CRAS-Itaiçaba(CE). Juntos, vamos fazer a diferença e promover um ambiente onde cada cidadão tenha acesso a alimentos nutritivos e à dignidade que merecem.

Contamos com a sua participação!

#AssistênciaSocial 08/08/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. Convocação para Atualização no Cadastro Único de Famílias Unipessoais

A Coordenação do Cadastro Único, por meio da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Itaiçaba, realiza a convocação de TODAS as Famílias Unipessoais que realizaram a atualização no Cadastro Único a partir de janeiro de 2023 até a data atual.

Esta ação é necessária devido a ajustes operacionais promovidos pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), sob a supervisão da Secretaria Nacional do Cadastro Único (SECAD) e da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (SENARC).

Solicitamos aos responsáveis pelas unidades familiares que estejam munidos de um Documento de Identificação com Foto ao comparecerem. Sua presença é de suma importância para mantermos os dados devidamente atualizados e assegurarmos o acesso contínuo aos benefícios oferecidos. Contamos com a valiosa colaboração de cada um!

Estamos empenhados em fortalecer nossos serviços para melhor atendê-los. Juntos, podemos garantir uma assistência social eficaz e acessível a todos.

#AssistênciaSocial 03/08/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. Entrega do Vale Gás Social beneficia 140 famílias em Itaiçaba

A Secretaria de Assistência Social realizou na tarde desta quinta-feira, 3 de agosto, a entrega do Vale Gás Social, uma importante política pública permanente que visa auxiliar a população cearense em situação de vulnerabilidade. O programa, sancionado pelo Governo do Ceará em 14 de setembro de 2021, proporciona a recarga gratuita do botijão de gás por três vezes ao ano.

Ao todo, foram entregues 140 tíquetes do Vale Gás Social, beneficiando 140 famílias do município. Essa ação tem um impacto direto na melhoria da qualidade de vida dessas famílias, proporcionando um alívio financeiro e contribuindo para o acesso a um recurso essencial como o gás de cozinha.

O momento aconteceu no CRAS, e contou com a presença do prefeito Nilsinho e da Secretária de Assistência Social, Valéria Ferreira, que estiveram presentes para acompanhar e apoiar essa iniciativa tão significativa para nossa população.

A Prefeitura de Itaiçaba, por meio da Secretaria de Assistência Social, agradece a participação de todos os envolvidos nesse projeto e reforça o compromisso de continuar trabalhando em prol dos itaiçabenses, buscando sempre novas formas de promover o bem-estar social e a inclusão de todos os cidadãos.

Prefeitura Municipal de Itaiçaba, Uma Cidade Para Todos!

#AssistênciaSocial 26/07/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. Reconstrução do SUAS: XI Conferência Municipal de Assistência Social de Itaiçaba é realizada

Nesta quarta-feira, 26 de julho, o Conselho Municipal de Assistência Social, em parceria com a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Assistência Social, realizou a XI Conferência Municipal de Assistência Social de Itaiçaba. Com o tema "Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos", a conferência visou debater e propor melhorias para o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no município.

"Hoje, em Itaiçaba, foi um dia de muita importância para sua população, pois aconteceu a XI Conferência Municipal de Assistência Social que tem por atribuições a avaliação da política de assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A conferência é um espaço de caráter deliberativo que permite o debate e avaliação da Política de Assistência Social e a proposição de novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários", enfatizou a Secretária de Assistência Social do município, Valéria Ferreira.

Durante o encontro, a conferencista Maria Juliana Alves Freitas, Advogada e Assistente Social, especialista em Gestão de Políticas Públicas em Assistência Social, apresentou uma palestra enriquecedora sobre o aprimoramento do SUAS e a importância do trabalho social no contexto atual. Sua vasta experiência e conhecimento contribuíram para uma reflexão profunda sobre as ações necessárias para fortalecer e aperfeiçoar o sistema de assistência social no município. "A palestra realizada pela Juliana foi de grande importância para a formulação de propostas aprovadas para os níveis municipal, estadual e União", afirmou Ferreira.

O evento se destacou como um marco para a cidade, demonstrando o compromisso das autoridades e da comunidade em trabalhar em conjunto para o desenvolvimento de políticas sociais sólidas e inclusivas.

Para a Secretária de Assistência Social, "a realização de uma Conferência não é algo isolado, mas parte de um processo amplo de diálogo e democratização da gestão pública. Por esta razão, a participação popular e, principalmente, a presença dos usuários foi fundamental."

O encontro aconteceu no Centro Vocacional Tecnológico e contou com a presença do Prefeito Nilsinho, da Secretária de Assistência Social, Valéria Ferreira, do vereador presidente da Câmara Municipal, Antoniel Holanda, e da Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Shirley Carvalho, além de usuários de programas sociais e da população em geral.

#Festa 18/07/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. Arraiá do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Pessoa Idosa encanta Itaiçaba com alegria e tradição

Na noite de ontem, 17 de julho, nossa cidade foi palco da animada festa junina do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Pessoa Idosa, promovida pela Secretaria de Assistência Social.

O evento encantou a todos com sua decoração típica e clima festivo. O cenário estava impecável, transportando os participantes para um ambiente acolhedor e repleto de elementos característicos das festas juninas.

O arraiá do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Pessoa Idosa reforçou o papel importante desempenhado pela Secretaria de Assistência Social, promovendo momentos de integração e diversão para todos que participaram. Eventos como esse fortalecem os laços entre os idosos e proporcionam momentos de alegria e descontração.

A Prefeitura de Itaiçaba parabeniza a Secretaria de Assistência Social e todos os envolvidos na organização do arraiá, ressaltando a importância de valorizar as tradições culturais e o bem-estar da população.

#DireitosHumano 13/07/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. 13 de julho: Dia do Estatuto da Criança e do Adolescente

Hoje celebramos um marco importante na proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes: o Dia do Estatuto da Criança e do Adolescente. O ECA, promulgado em 13 de julho de 1990, é uma conquista fundamental para garantir a dignidade, o bem-estar e o desenvolvimento saudável de nossas futuras gerações.

Neste dia, refletimos sobre a importância de oferecer um ambiente seguro e acolhedor para nossas crianças e adolescentes, assegurando-lhes educação de qualidade, saúde, lazer, convivência familiar e comunitária, além de proteção contra qualquer forma de violência, exploração ou negligência.

Vamos juntos trabalhar para que todos os direitos previstos no Estatuto sejam cumpridos e respeitados e garantir um mundo melhor para eles, onde possam crescer felizes, saudáveis e protegidos!

#AssistênciaSocial 20/06/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. Prefeitura Municipal realiza entrega dos cartões Ceará Sem Fome

Na tarde desta terça-feira, 20 de junho, a Prefeitura Municipal realizou a entrega dos cartões do programa Ceará Sem Fome, uma iniciativa do Governo do Ceará que visa combater a fome em nosso estado. O programa, que une esforços entre o poder público, organizações da sociedade civil e a iniciativa privada, se mostra essencial para enfrentar um problema social persistente em nosso país.

No último dia 16 de junho, mais de 40 mil cartões Ceará Sem Fome, no valor de R$ 300 cada, foram distribuídos para os 184 municípios cearenses. E foi com grande satisfação que anunciamos que Itaiçaba foi contemplada com 100 desses cartões, proporcionando um alívio significativo para as famílias em situação de vulnerabilidade em nosso município.

O evento de hoje contou com a presença do Prefeito Nilsinho, da Secretária de Assistência Social, Valéria Ferreira, e da Chefe de Gabinete, Sandra Martins, que acompanharam de perto o momento da entrega.

É importante ressaltar que a seleção dos beneficiários é feita pelo Governo do Estado com base no Cadastro Único (CadÚnico), portanto, é fundamental manter esse cadastro atualizado. Dessa forma, as famílias que mais precisam receberão o suporte necessário para suprir suas necessidades básicas.

O Ceará Sem Fome reforça a importância da solidariedade e do trabalho conjunto para construir uma sociedade mais justa e inclusiva. A Prefeitura de Itaiçaba agradece ao Governo do Estado pela parceria nessa importante ação, que traz esperança e auxílio para aqueles que mais necessitam.

Juntos, seguiremos empenhados em combater a fome e promover a inclusão social em nosso município.

#AssistênciaSocial 16/06/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. Itaiçaba recebe 100 cartões do Programa Ceará Sem Fome

Nesta sexta-feira, 16/06, o prefeito Nilsinho, juntamente com a Secretária de Assistência Social, Valéria Ferreira, o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, José Holanda, a Secretária de Educação, Carla do Vale, e nossos servidores municipais marcaram presença no lançamento do Pacto por um Ceará Sem Fome, um importante programa do Governo do Ceará.

O programa busca unir forças entre o poder público, as organizações da sociedade civil e a iniciativa privada para combater a fome, um problema social persistente em nosso país. Hoje, mais de 40 mil cartões Ceará Sem Fome, no valor de R$ 300, foram entregues para os 184 municípios cearenses. E temos uma notícia especial: Itaiçaba foi contemplada com 100 desses cartões!

A cerimônia de adesão ao programa ocorreu no Centro de Eventos, em Fortaleza, e contou com a presença do governador do Ceará, Elmano de Freitas, da primeira-dama do Estado, Lia de Freitas, da secretária de Proteção Social, Onélia Santana, do secretário do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz, e do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias.

Estamos orgulhosos de fazer parte desse momento! Juntos, fazemos a diferença!

#AssistênciaSocial 15/06/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. Programa Criança Feliz promove atividades em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil em nosso município

Durante toda essa semana, o Programa Criança Feliz de nosso município realizou uma série de atividades especiais em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Juntamente com as famílias acompanhadas, foram desenvolvidas ações com o objetivo de conscientizar sobre os direitos das crianças e promover um ambiente livre de trabalho precoce.

Durante as atividades, foram entregues panfletos informativos para os cuidadores e um kit de ir para as crianças se divertirem. Essas ações visaram transmitir mensagens importantes sobre a importância da proteção e do cuidado com as crianças, destacando que o trabalho infantil compromete a educação e o desenvolvimento pleno.

É fundamental desmistificar algumas crenças equivocadas relacionadas ao trabalho infantil. É um mito acreditar que o trabalho ajuda na formação das crianças, quando na verdade prejudica sua educação e seu desenvolvimento integral. Também é um mito a ideia de que crianças trabalhando são responsáveis, pois as crianças precisam de proteção e não devem assumir responsabilidades além de sua idade.

Nossas crianças merecem desfrutar de sua infância plenamente, brincar, sonhar e explorar todo o seu potencial. Qualquer tipo de trabalho prejudica esse processo tão importante de desenvolvimento.

A semana dedicada ao combate ao trabalho infantil foi marcada por atividades significativas, reforçando o compromisso do Programa Criança Feliz em garantir o bem-estar e a proteção das crianças de nosso município. Vamos continuar trabalhando juntos para construir um futuro em que todas as crianças tenham a oportunidade de crescer em um ambiente seguro, saudável e propício ao seu pleno desenvolvimento.

#Ações 26/05/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. X Semana do Bebê encerra com êxito na Culminância do Programa Primeira Infância

Nessa quinta-feira, dia 25, a X Semana do Bebê reservou um momento especial para a "Culminância do Programa Primeira Infância: Itaiçaba, pautando a Primeira Infância como prioridade". O evento, realizado no Cras, reuniu famílias e crianças que participam do programa, promovendo o fortalecimento de vínculos e o desenvolvimento infantil.

Uma realização da Secretaria de Assistência Social, através do Programa Criança Feliz e do CRAS, a tarde foi marcada por muita diversão e interação entre os participantes, proporcionando um momento enriquecedor para as famílias.

Além da presença do Colegiado de Conselheiros Tutelares e da Secretária de Assistência Social, Hevelyn Falcão, o evento contou com a participação do prefeito Nilsinho, da Chefe de Gabinete, Sandra Martins, da Secretária de Educação, Carla do Vale, e do Secretário de Saúde, Laécio Paulo, demonstrando o apoio e comprometimento da gestão municipal com a primeira infância.

A culminância do Programa Primeira Infância destacou a importância de priorizar e investir na fase inicial da vida das crianças, reconhecendo que é nesse período que se estabelecem os alicerces para um desenvolvimento saudável e feliz.

A Prefeitura de Itaiçaba, por meio da Secretaria de Assistência Social, reafirma seu compromisso em promover políticas públicas voltadas para a infância, valorizando a primeira infância como uma prioridade absoluta.

Prefeitura Municipal de Itaiçaba - Uma Cidade Para Todos!

#AssistênciaSocial 24/05/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. Chá de Bebê do CRAS: Fortalecendo Vínculos Familiares desde a Gestação na X Semana do Bebê

Nesta tarde de quarta-feira, 24/05, uma ação emocionante marcou a X Semana do Bebê em nosso município. O Chá de Bebê do CRAS trouxe à tona a importância do fortalecimento dos vínculos familiares desde a gestação, promovendo momentos de união e celebração entre as futuras mamães, papais e a equipe do CRAS.

O evento foi realizado nas dependências do CRAS e contou com a presença da Secretária de Assistência Social, Hevelyn Falcão, das assistentes sociais do município e do prefeito Nilsinho, que fez questão de prestigiar esse momento especial.

O Chá de Bebê proporcionou um ambiente acolhedor e afetuoso, onde as gestantes puderam compartilhar experiências, receber orientações e apoio para a jornada da maternidade. A troca de informações entre as famílias e os profissionais fortalece os laços familiares e contribui para o desenvolvimento saudável dos bebês.

A Prefeitura de Itaiçaba, por meio da Secretaria de Assistência Social, reafirma seu compromisso em promover ações que valorizam a família e proporcionam um ambiente propício ao crescimento e ao bem-estar das crianças. Essa iniciativa é fundamental para criar uma base sólida para o desenvolvimento saudável de nossos pequeninos.

Agradecemos a participação de todos os envolvidos e destacamos a importância de fortalecermos os vínculos familiares desde a gestação. Juntos, podemos construir um futuro promissor para nossas crianças.

Prefeitura Municipal de Itaiçaba - Uma cidade para todos!

#AssistênciaSocial 23/05/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. Reuniões no CRAS de Itaiçaba promovem monitoramento do Programa Criança Feliz

Nessa segunda-feira, dia 22, foram realizadas importantes reuniões no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município com o intuito de promover o monitoramento do Programa Criança Feliz. O momento contou com a participação da equipe do programa, representantes dos Comitês da Assistência Social, Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde.

Durante o período de 22 a 26 de maio de 2023, está sendo realizado o monitoramento in loco do Programa Criança Feliz nos municípios de Itaiçaba, Aracati, Icapuí e Fortim. O público-alvo das atividades inclui o Secretário Municipal da Assistência Social, os(as) Coordenadores(as) dos CRAS, o Coordenador e Supervisores(as), os(as) Visitadores(as) do PCF, o Comitê Gestor Municipal Intersetorial e as famílias participantes do programa.

Pela manhã, ocorreu a reunião do Comitê para acompanhamento dos Planos, cujo foco foi ressaltar a importância do planejamento. Durante o encontro, foram revisadas as ações previstas nos Planos e preenchida a planilha de monitoramento anual. Essa iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em garantir a eficácia e o aprimoramento contínuo do Programa Criança Feliz.

Já no período da tarde, aconteceu uma reunião com a Secretária de Assistência Social, Hevelyn Falcão, e sua equipe, que se dedicaram ao acompanhamento dos 7 instrumentais do Programa Criança Feliz. Essa ação demonstra o comprometimento do município em garantir o pleno desenvolvimento das crianças e fortalecer os vínculos familiares.

Além disso, foi realizada uma roda de conversa com as famílias participantes do Programa Criança Feliz, com o objetivo de realizar uma avaliação conjunta. Essa troca de experiências e feedback é fundamental para a melhoria contínua do programa e para garantir que ele atenda às necessidades e expectativas das famílias beneficiadas.

O Programa Criança Feliz tem como objetivo promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, oferecendo apoio e orientação às famílias. Por meio de visitas domiciliares, são realizadas ações que estimulam o desenvolvimento cognitivo, motor, socioemocional e de linguagem das crianças, além de fortalecer os vínculos familiares e comunitários.

A gestão municipal continuará empenhada em promover ações que beneficiem as famílias e contribuam para o desenvolvimento saudável das crianças, visando a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

#DireitosHumano 19/05/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. 18 DE MAIO - FAÇA BONITO: Itaiçaba se une em caminhada contra o abuso e a exploração sexual infantil!

Ontem, 18 de maio, a população de Itaiçaba se mobilizou em uma caminhada marcante e repleta de significado. O prefeito Nilsinho, a Chefe de Gabinete Sandra Martins, secretários, servidores municipais, estudantes e a população em geral estiveram presentes para demonstrar seu compromisso na luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

A caminhada, realizada no contexto do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil, teve início na E.E.F. Pe. Abílio e percorreu as ruas da cidade, culminando no Paço Municipal. Durante o trajeto, os participantes vestiram suas camisetas e carregaram faixas com mensagens de conscientização, reforçando a importância de proteger nossas crianças e adolescentes.

O prefeito Nilsinho destacou a relevância desse evento para a comunidade. "Estamos unidos nesta caminhada para dizer um sonoro 'Não!' ao abuso e à exploração sexual de nossas crianças. É um compromisso de toda a gestão municipal e de cada cidadão itaiçabense zelar pela segurança e bem-estar dos nossos jovens", ressaltou.

É fundamental que cada um faça a sua parte, denunciando qualquer forma de violência e assegurando que nossas crianças e adolescentes cresçam em um ambiente seguro e acolhedor.

A Prefeitura de Itaiçaba parabeniza a todos os envolvidos nessa caminhada e reforça o compromisso em implementar políticas públicas efetivas, ampliar a conscientização e proporcionar um ambiente saudável para o pleno desenvolvimento de nossas crianças e adolescentes.

Juntos, fazemos bonito e construímos um futuro mais protegido e digno para as próximas gerações!

#AssistênciaSocial 18/05/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. Sala do Programa Viver Envelhecimento Ativo e Saudável é inaugurada no município

Na tarde de ontem, 17 de maio, a Secretaria de Assistência Social do município de Itaiçaba teve a honra de inaugurar a sala do Programa Viver Envelhecimento Ativo e Saudável, localizada no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade. O evento contou com a presença do Prefeito Nilsinho, da Secretária de Assistência Social Hevelyn Falcão, de outros secretários e servidores municipais, além de um grupo de idosos entusiasmados.

O Programa Viver Envelhecimento Ativo e Saudável tem como principal objetivo promover a qualidade de vida e o bem-estar dos idosos em nossa comunidade. Por meio dessa iniciativa, são oferecidas atividades de lazer, cultura, saúde e convivência social, proporcionando aos idosos uma experiência enriquecedora e inclusiva. A sala recém-inaugurada está equipada com impressora, computadores e TV, visando atender às necessidades específicas desse público.

A inclusão digital e social dos idosos na era digital é de suma importância, e o Programa Viver busca contribuir para esse processo. Através da disponibilização de equipamentos modernos e recursos tecnológicos, a sala permitirá que os idosos tenham acesso às novas tecnologias, promovendo sua participação ativa na sociedade e proporcionando-lhes uma melhor qualidade de vida.

Destacamos a transformação do ambiente, que agora está acolhedor e adequado para receber os idosos, nas imagens abaixo, mostrando o antes e depois. A presença dos idosos nesse evento foi fundamental para evidenciar a importância do programa e ressaltar o compromisso da administração municipal em promover a inclusão e o cuidado com a terceira idade.

A sala do Programa Viver Envelhecimento Ativo e Saudável representa um passo significativo na busca por um envelhecimento ativo e saudável para os idosos do município. Através dessa iniciativa, a Prefeitura reafirma seu compromisso em promover a inclusão e o bem-estar da população idosa, proporcionando-lhes um espaço acolhedor e equipado com recursos modernos. O Programa Viver continuará desenvolvendo ações que visam valorizar e fortalecer os vínculos sociais dos idosos, contribuindo para uma sociedade mais justa e inclusiva para todos.

Para mais informações sobre o Programa Viver Envelhecimento Ativo e Saudável e suas atividades, entre em contato com a Secretaria de Assistência Social de Itaiçaba.

#AssistênciaSocial 20/04/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. CRAS retorna atividades do SCFV para crianças, promovendo fortalecimento de vínculos sociais e afetivos

Hoje, 20/04, marcou o retorno do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) das Crianças, na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). As atividades serão realizadas todas as quintas-feiras, pela manhã e tarde, proporcionando momentos especiais de dinâmicas, mimos, brincadeiras e experiências que estimulam o raciocínio das crianças.

O SCFV é um serviço que tem como objetivo promover a convivência social, fortalecer vínculos familiares e comunitários, além de estimular o desenvolvimento das capacidades e potencialidades das crianças. O serviço é oferecido a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, e é coordenado pela Secretaria de Assistência Social do município.

O retorno do SCFV das Crianças contou com a participação de conselheiros tutelares e a presença da Secretária de Assistência Social, Hevelyn Falcão, que destacou a importância desse serviço para as crianças e suas famílias. A Prefeitura de Itaiçaba reafirma o compromisso com o bem-estar da população, em especial das crianças, e se orgulha em oferecer mais essa iniciativa que promove a inclusão social e a cidadania.

#AssistênciaSocial 20/04/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. Equipe do Programa Criança Feliz promove atividades de Páscoa nas comunidades do município

Nessa quarta-feira, 19 de abril, a equipe do Programa Criança Feliz esteve na comunidade do Alto Brito para realizar atividades relacionadas à Páscoa para as crianças cadastradas no programa. Durante esta e a próxima semana, os visitadores do programa continuarão as visitas domiciliares em residências de crianças cadastradas no PPIS e oferecendo atividades temáticas de Páscoa.

O objetivo do Programa Criança Feliz é promover o desenvolvimento integral de crianças de até seis anos por meio de visitas domiciliares e acompanhamento por profissionais capacitados. Durante essas visitas, são realizadas atividades educativas e lúdicas para estimular o desenvolvimento cognitivo, socioemocional e motor das crianças.

Na ocasião, estiveram presentes a equipe do Criança Feliz, o prefeito Nilsinho e a Secretária de Assistência Social, Evelyn Falcão, proporcionando um momento de alegria e aprendizado para as crianças.

Essa é uma iniciativa importante da Secretaria de Assistência Social, que busca garantir o direito das crianças a uma infância plena e saudável, promovendo o desenvolvimento integral e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

#AssistênciaSocial 13/04/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. Psicóloga aborda diferenças entre Baby Blues e Depressão Pós-parto em encontro de gestantes em Itaiçaba

Na manhã de ontem, 12 de abril, o prefeito Nilsinho marcou presença no mais recente encontro das gestantes do grupo PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família), realizado no CRAS de Itaiçaba. Esses encontros são realizados quinzenalmente e oferecem um espaço seguro e acolhedor para as gestantes e suas famílias compartilharem experiências e receberem suporte.

Além do prefeito, que pôde estar conversando com as gestantes, ouvindo suas expectativas e preocupações em relação à maternidade e à gestação, também estiveram presentes a secretária de Assistência Social, Hevelyn Falcão, e a psicóloga Rosiane Olieveira.

Durante o encontro, a psicóloga discutiu um tema muito importante: as Diferenças Entre Baby Blues e Depressão Pós-parto. Ela enfatizou a importância do apoio emocional durante a gestação e após o parto e explicou como identificar os sinais desses dois quadros.

A prefeitura de Icapuí reafirma seu compromisso em oferecer suporte e assistência integral às gestantes e suas famílias, por meio de políticas públicas efetivas e de qualidade. Esses encontros no CRAS são apenas uma das diversas iniciativas que a prefeitura adota para garantir um futuro melhor para nossas crianças e cuidar da primeira infância.

#AssistênciaSocial 06/04/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. Itaiçaba lança programa Absorvendo Afeto para fornecimento de absorventes a adolescentes

Nessa quarta-feira, 5 de abril, a Secretaria de Assistência Social de Itaiçaba lançou o programa Absorvendo Afeto, que tem como objetivo fornecer absorventes para adolescentes que se inserem em um determinado perfil socioeconômico do município.

O evento contou com a presença da Secretária de Assistência Social, Hevelyn Falcão, das representantes do Conselho Tutelar, Ana Paula Mendes, e do CMDCA, Larissa Aciolly, e das Assistentes Sociais do município, Graziele Sousa e Maria José. Durante o evento, as adolescentes presentes receberam orientações sobre o recebimento do item, que ocorrerá mensalmente nos encontros do grupo PAIF no CRAS.

O programa Absorvendo Afeto foi criado com o objetivo de garantir o acesso das adolescentes ao item básico de higiene feminina, que muitas vezes é negligenciado em famílias de baixa renda. Além disso, o programa visa promover a autoestima e a dignidade dessas jovens, que muitas vezes enfrentam dificuldades no seu desenvolvimento pessoal por conta da falta de acesso a itens básicos como o absorvente.

Para receber o benefício, as adolescentes precisam se enquadrar em um determinado perfil socioeconômico do município, que será avaliado pela Secretaria de Assistência Social. O programa terá continuidade e a expectativa é atender cada vez mais adolescentes em Itaiçaba.

A iniciativa é mais uma demonstração do compromisso da Secretaria de Assistência Social em garantir o acesso aos direitos básicos da população itaiçabense.

#AssistênciaSocial 05/04/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. Entrega de Kit de Inclusão Infantil no CRAS visa promover o desenvolvimento de crianças com necessidades especiais A entrega aconteceu ontem, 04 de abril
#MeioAmbiente 30/03/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. Equipe técnica da Secretaria das Cidades visita Itaiçaba para capacitação em projeto de fogões ecológicos

Nesta quinta-feira (30), a equipe técnica da Secretaria das Cidades esteve em Itaiçaba para realizar visitas e capacitação das 40 famílias que serão beneficiadas com fogões ecológicos. Os equipamentos fazem parte do Programa de Fogões Sustentáveis do Governo do Estado do Ceará, que busca reduzir o impacto ambiental na região.

O projeto visa fornecer fogões mais sustentáveis, que utilizam menos lenha e emitem menos poluentes, além de proporcionar economia de gastos com energia elétrica para as famílias contempladas. A iniciativa também inclui a capacitação das famílias para o uso correto do equipamento e a manutenção adequada dos fogões.

Para receber os benefícios do Programa, as famílias precisam ser registradas pelas entidades no Cadastro Individual de Beneficiários (Cadib), disponível no site da SCidades. Uma vez feito o registro, uma avaliação é conduzida para garantir que as famílias atendam aos critérios de participação.

#Administração 30/03/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de Itaiçaba/CE - Edital Publicado

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do município de Itaiçaba/ce, vem por meio deste tornar público as resoluções:

002/2023: Institui a Comissão Especial para o processo de Escolha dos membros do Conselho Tutelar do Município de Itaiçaba.

003/2023: Dispõe sobre as condutas vedadas aos candidatos e respectivos fiscais e sua apuração, bem como disciplina regras referentes à campanha eleitoral, tudo relacionado ao Processo de Escolha dos Membros dos Conselhos Tutelares.

004/2023: Dispõe sobre os atos preparatórios, a recepção de votos, as garantias eleitorais, a totalização para mesarios e juntas apuradas para o processo de escolha dos membros do conselho Tutelares no Município de Itaiçaba.

#AssistênciaSocial 18/03/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. Secretária de Assistência Social busca parcerias para capacitação profissional em Itaiçaba

A secretária de Assistência Social de Itaiçaba, Hevelyn Falcão, esteve presente na quinta-feira, dia 16, em uma reunião com Paulo Guedes, Secretário-Executivo da Secretaria de Proteção Social (SPS). O encontro teve como objetivo tratar de solicitações para a realização de cursos de capacitação profissional no município

A reunião foi realizada por meio da Secretaria de Assistência Social de Itaiçaba, que tem como objetivo oferecer programas e serviços para a população que mais necessita, promovendo o desenvolvimento social e a inclusão. Durante o encontro, foram apresentados os principais desafios enfrentados pelos moradores de Itaiçaba em relação ao mercado de trabalho e a importância de capacitação profissional para superar esses obstáculos.

Hevelyn Falcão destacou a importância da capacitação profissional para a população de Itaiçaba e ressaltou a necessidade de parcerias para a realização de cursos e treinamentos que possam atender às demandas do mercado local. Paulo Guedes se mostrou receptivo à solicitação e se comprometeu a analisar a proposta com atenção.

A iniciativa de buscar cursos de capacitação profissional para a população de Itaiçaba faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas pela Secretaria de Assistência Social para promover a inclusão social e o desenvolvimento econômico do município. Com a parceria da Secretaria de Proteção Social e de outras instituições, a expectativa é de que seja possível ampliar as oportunidades de trabalho e renda para a população do município.

#AssistênciaSocial 17/03/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. Prefeitura de Itaiçaba empossa Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher, do Idoso e de Assistência Social

A Prefeitura de Itaiçaba, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou, nesta quinta-feira, 16 de março, evento para a posse dos Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher (CMDM), do Idoso (CMDI) e de Assistência Social (CMAS). O evento contou com a presença do prefeito Nilsinho, do presidente da Câmara de Vereadores, Antoniel Holanda, da Secretária de Assistência Social, Hevelyn Falcão, e demais secretários municipais.

A recomposição dos Conselhos é de fundamental importância para a cidade, pois promove a iniciativa da participação popular e da representação da sociedade civil, além do governo. A posse dos presidentes e da mesa diretória dos conselhos é uma grande conquista para Itaiçaba, pois irá contribuir para a promoção de políticas públicas que atendam as necessidades da população e garantam os direitos de todos.

Os Conselhos Municipais são espaços democráticos e de extrema importância para a cidade, pois são responsáveis por acompanhar, fiscalizar e deliberar sobre políticas públicas nas áreas da mulher, do idoso e da assistência social. A recomposição dos conselhos é uma demonstração de compromisso da prefeitura com a participação popular e com a garantia dos direitos dos cidadãos.

Parabenizamos todos os membros dos Conselhos Municipais pela posse, e reiteramos nosso compromisso com o diálogo, a transparência e a participação popular na construção de políticas públicas que atendam a todos os itaiçabenses.

#AssistênciaSocial 16/03/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. Depois de dois anos de espera, idosos do Alto Brito voltam a ter espaço de convivência e fortalecimento de vínculos

Após dois anos de espera, ontem, dia 15 de março, foi realizada a tão sonhada abertura do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) do grupo de idosos da comunidade do Alto Brito.

Na ocasião, a Secretária de Assistência Social, Hevelyn Falcão, juntamente com profissionais do CRAS e o profissional Hermano Hércules, promoveram dinâmicas e atividades que proporcionaram momentos de convivência, lazer e integração para os nossos queridos idosos.

Acreditamos que investir em programas e projetos que visem melhorar a vida da nossa população, principalmente dos idosos, é essencial para um município mais justo e inclusivo.

Expressamos nossa gratidão a todos os envolvidos nessa ação e reiteramos o nosso compromisso em continuar trabalhando para a melhoria da qualidade de vida de todos os itaiçabenses.

#Empreendedorismo 15/03/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. Prefeitura de Itaiçaba entrega certificados de Cursos de Corte e Costura promovidos pelo Programa Capacita Ceará

Na tarde desta terça-feira, 14 de março, a Prefeitura Municipal realizou evento de entrega de certificados dos Cursos de Corte e Costura promovidos através do Programa Capacita Ceará, ação que integra o Criando Oportunidades. Além da entrega dos certificados, foram sorteadas quatro máquinas de corte e costura entre os participantes dos cursos.

O objetivo do programa é capacitar jovens e adultos para o mercado de trabalho, consolidando a política de geração de emprego, trabalho e renda em nosso município. O evento aconteceu no Centro Cultural e contou com a presença do Prefeito Nilsinho, da Secretária de Assistência Social Hevelyn Falcão, do Secretário de Administração e Finanças Mauro Fernandes, do Sec. de Infraestrutura Barbosa, do Sec. de Agricultura Zé Orlando, da chefe de gabinete Sandra Lúcia, e do ex-prefeito do município Xavier.

A iniciativa do Programa Capacita Ceará contribui para fortalecer a cidadania e ampliar as oportunidades de inserção dos cidadãos itaiçabenses em situação de vulnerabilidade social e econômica no mercado de trabalho. A capacitação profissional é uma ferramenta importante para reduzir as desigualdades sociais e promover a inclusão social. Por meio do programa, o Ceará busca estimular a qualificação dos trabalhadores para aumentar a competitividade da economia local e gerar novas oportunidades de trabalho.

Prefeitura Municipal de Itaiçaba, uma cidade para todos!

#AssistênciaSocial 07/03/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. Programação especial em Itaiçaba celebra o Mês da Mulher com diversas atividades gratuitas e abertas ao público Participe da programação especial em homenagem às mulheres em Itaiçaba
#AssistênciaSocial 07/03/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. Programa Primeira Infância no Suas/Criança Feliz promove ação de empoderamento feminino na Comunidade do Tracoen Conversas inspiradoras sobre o papel da mulher na sociedade e autocuidado em comunidade do Tracoen
#AssistênciaSocial 02/03/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. Prefeitura de Itaiçaba inicia atividades do Serviço de Convivência para idosos Itaiçaba inicia atividades do SCFV Envelhecer Feliz para promover bem-estar e sociabilidade entre idosos
#AssistênciaSocial 01/03/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. Ação para Gestantes em Itaiçaba: Cuidados Essenciais para o Bebê desde a Gestação Ação para Gestantes em Itaiçaba: Cuidados Essenciais para o Bebê desde a Gestação
#AssistênciaSocial 01/03/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. Boas-vindas ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo da Pessoa Idosa na comunidade do Logradouro Boas-vindas ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo da Pessoa Idosa na comunidade do Logradouro
#AssistênciaSocial 25/02/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. ATENÇÃO, ITAIÇABENSES!

A Secretaria Municipal de Assistência Social convoca todas as famílias que recebem o Benefício da Prestação Continuada - BPC para atualização do Cadastro Único. Essa atualização é obrigatória para idosos e pessoas com deficiência que estejam recebendo o benefício.

Famílias que não realizam a atualização há mais de 2 anos precisam comparecer urgentemente à Secretaria de Assistência Social para atualizar seus dados. Não perca o prazo e garanta a continuidade do seu benefício!

Compartilhe essa informação com seus amigos e familiares que possam se beneficiar desse importante programa do governo.

Prefeitura Municipal de Itaiçaba,

Uma Cidade Para Todos!

#Festa 24/02/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. Carnaval Cultural Folia no Ererê - Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo do CRAS.

Na última sexta-feira, dia 17, nossa cidade teve o prazer de acompanhar o Carnaval Cultural Folia no Ererê. Nessa tarde de muita animação, música e dança, o momento também reuniu os idosos de várias comunidades diferentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo do CRAS.

Nossas fotos mostram um pouco do bloquinho do SCFV que se preparou com muito empenho e dedicação para participar do evento, que teve como inspiração a festa do Folclore popular brasileiro Bumba-meu-boi.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo é fundamental para a promoção do bem-estar dos idosos, proporcionando momentos de lazer e socialização, além de estimular a autonomia e a criatividade.

Prefeitura Municipal de Itaiçaba,

Uma Cidade Para Todos

#AssistênciaSocial 17/02/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. Conselho Tutelar promove campanha de prevenção no carnaval para conscientizar a população Conselho Tutelar promove campanha de prevenção no carnaval para conscientizar a população
#AssistênciaSocial 17/02/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. É carnaval em Itaiçaba!

Mas antes de começar a festa, é importante lembrar que nosso bloco defende os direitos da criança e do adolescente. Álcool para menores é proibido! Além disso, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e o trabalho infantil são crimes!

Vamos celebrar o carnaval com muita alegria e respeito aos direitos de nossas crianças e adolescentes. Seja consciente, divirta-se com segurança e faça sua parte para garantir um carnaval mais justo e responsável para todos.

Prefeitura Municipal de Itaiçaba,

Uma Cidade Para Todos!

#Saúde 15/02/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. Aleitamento materno e vacinação.

Na manhã desta quarta-feira, 15 de fevereiro, a Secretaria de Assistência Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma palestra sobre aleitamento materno e vacinação com o grupo de gestantes, como parte do I Ciclo de Gestantes do CRAS 2023.

As profissionais Lorena Fidelis e Jaqueline do Vale conduziram a palestra e compartilharam informações valiosas com as mamães presentes, abordando os benefícios do aleitamento materno para o desenvolvimento do bebê e a importância da vacinação para a prevenção de doenças. A palestra foi uma oportunidade importante para as gestantes se informarem e esclarecerem dúvidas sobre esses temas tão relevantes para a saúde e bem-estar do bebê e da mãe.

#Gestão 15/02/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. Atenção, itaiçabenses!

O Conselho Tutelar de Itaiçaba agora tem um novo número de telefone para atendimento.

Anote aí: (88) 99336 4381

Compartilhe essa informação com seus amigos e familiares, para que todos possam ter acesso a esse importante serviço de proteção e apoio a crianças e adolescentes.

Prefeitura Municipal de Itaiçaba,

Uma Cidade Para Todos!

#AssistênciaSocial 10/02/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. Oferecemos o serviço de emissão de RG 1° e 2° via (com agendamento) e CDI (Reservista).

Aqui oferecemos o serviço de emissão de RG 1° e 2° via (com agendamento) e CDI (Reservista). Para garantir o processo rápido e sem complicações, separamos para vocês a lista de documentos necessários

Documentos necessários para CDI (Reservista):

• Cadastro de Pessoa Física (CPF);

• Carteira de Identidade;

• Comprovante de Residência.

Documentos necessários para Carteira de Identidade:

• Certidão de Nascimento;

• Certidão de Casamento (se aplicável);

• Comprovante de Residência;

• CPF;

• Título de Eleitor;

• Declaração do NIS;

• Cartão do SUS;

• 2 Fotos 3x4;

• Identidade do Pai ou da Mãe para menores de 16 anos;

• Taxa Google: DAE gerador de taxas.

OBS: Todos os documentos devem ser apresentados em xerox ida.

Não perca mais tempo e venha se regularizar conosco! Estamos ao seu dispor!

Prefeitura Municipal de Itaiçaba,

Uma Cidade Para Todos!

#AssistênciaSocial 09/02/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. Campanha de Prevenção da Gravidez na Adolescência.

Mais uma ação de sensibilização da Campanha de Prevenção da Gravidez na Adolescência foi realizada hoje (09/02) em nosso município.

Dessa vez, a psicóloga do CRAS, Haylka Sousa, esteve na Escola Pe. Abílio Monteiro Neto para compartilhar informações valiosas sobre o tema e ajudar os jovens a compreender os desafios e as consequências da gravidez na adolescência.

A Secretaria de Assistência Social agradece ao Núcleo Gestor pela parceria e por se unir a nós nesta luta pela prevenção.

#AssistênciaSocial 03/02/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. Ampliação atendimento descentralizado do Cadastro Único.

A Prefeitura Municipal de Itaiçaba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, amplia atendimento descentralizado do Cadastro Único. O Atendimento pode ser realizado também agora no CRAS.

O CadÚnico é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, com ele é possível conhecer suas realidades socioeconômicas.

Nesse contexto, o CadÚnico configura-se como uma ferramenta de apoio à formulação e à implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria de vida dessas famílias.

Prefeitura Municipal de Itaiçaba,

Uma Cidade Para Todos.

#AssistênciaSocial 01/02/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. I Ciclo de Gestantes do CRAS 2023.

Hoje, 1º de fevereiro, demos início ao I Ciclo de Gestantes do CRAS 2023, com o tema: "A importância do Pré-Natal e a Prevenção da Gravidez na Adolescência".

Uma parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Secretaria Municipal de Saúde.

Prefeitura Municipal de Itaiçaba,

Uma Cidade Para Todos

#Finança 30/01/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. Atenção, população de Itaiçaba! Confira agora o calendário de pagamentos do AUXÍLIO BRASIL!

Mantenha-se atento e saiba a data correta do seu saque. Lembrando que o saque pode ser feito em até 120 dias após a data indicada no calendário.

Prefeitura Municipal de Itaiçaba,

Uma Cidade Para Todos

#AssistênciaSocial 23/01/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. Cartão Mais Infância Ceará.

A Secretaria Municipal de Assistência Social informa às famílias beneficiárias do programa Cartão Mais Infância Ceará que o pagamento do mês de janeiro de 2023 estará disponível a partir do dia 25 de janeiro.

O Cartão Mais Infância é uma iniciativa que visa ajudar famílias com crianças de 0 a 5 anos e 11 meses em situação de vulnerabilidade social, transferindo renda no valor de R$100,00.

Prefeitura Municipal de Itaiçaba,

Uma Cidade para Todos!

#AssistênciaSocial 19/01/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. "Janeiro Branco"

Na tarde desta quinta-feira, 19 de janeiro, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Itaiçaba realizou importante ação com os profissionais do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), para sensibiliza-los sobre o "Janeiro Branco", que tem como objetivo promover a saúde mental e emocional das pessoas.

A ação contou com a psicóloga Hayka Sousa, que promoveu uma oficina e atividades lúdicas para sensibilizar os participantes sobre a importância do autocuidado, da conscientização sobre o tema, além de desmistificar o estigma em torno de transtornos mentais.

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Itaiçaba acredita que ações como essa são fundamentais para promover a saúde mental e emocional da população e, assim, contribuir para a construção de uma sociedade mais saudável e equilibrada. "Para nós, profissionais da Assistência Social, é de suma importância o autocuidado. E quando falamos sobre Saúde Mental, precisamos estar bem consigo mesmo, para que possamos viabilizar com qualidade a demanda do usuário que chega até o equipamento", declarou a Assistente Social, Graziele Barbosa.

#Município 12/01/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. Retirar seus documentos RG.

A Prefeitura Municipal de Itaiçaba, por meio da Secretaria de Assistência Social, comunica que os seguintes solicitantes de RG podem comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para retirar seus documentos.

Lista de solicitantes:

RAIMUNDA VALERIA PEREIRA MADUREIRA

FRANCISCO SAMUEL FELIX DE ARRUDA

FRANCISCO DE LIMA FERNANDES

MARIA JOSÉ FALÃO BARBOSA

MATEUS DA SILVA

ISADORA BARBOSA RODRIGUES

ANA SOPHIA ROCHA DE LIMA

BEATRIZ ROCHA FERREIRA DE LIMA

MARIA NIRLEIDE DA SILVA ALMEIDA

MARIA ADRIELE FREITAS DO AMARAL

NATIELE SILVA DOS SANTOS

MARIA EDINEUZA DAMASCENO DE AVILA

MARIA ZUILA DE FREITAS

FRANCISCO FÁBIO SOUSA DOS SANTOS

MARIA LUZIMAR ALVES PEREIRA

MARIA NEUZANIRA DOS SANTOS

KARLA ISABELLY OLIVEIRA DOS SANTOS

FRANCISCO JOSÉ BARBOSA DOS SANTOS

#Controle 06/01/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. Entrega de equipamentos para as equipes do CRAS, do Conselho Tutelar e do Cadastro Único.

isando dar suporte aos profissionais da assistência social do nosso município, a Secretaria de Assistência Social realizou nessa quarta-feira, 4 de janeiro, a entrega de equipamentos para as equipes do CRAS, do Conselho Tutelar e do Cadastro Único.

Das mãos da Secretária de Assistência Social, Érica Hevelyn Falcão, os funcionários receberam impressoras e projetores que contribuirão para a melhoria da qualidade do serviço, bem como seu bom funcionamento e atendimento à população.

Prefeitura Municipal de Itaiçaba, uma Cidade para Todos!

#Juventude 28/12/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. Confraternização de final de ano dos adolescentes vinculados ao CRAS por meio do Serviço de Convivência do Adolescente.

Na última quinta-feira, 22 de dezembro, a Secretaria de Assistência Social realizou a confraternização de final de ano dos adolescentes vinculados ao CRAS por meio do Serviço de Convivência do Adolescente.

Num momento descontraído e de interatividade, os jovens participaram de dinâmicas com entrega de mimos, sorteios, lanche, piscina e outras atividades como jogos de sinuca.

A integração dos adolescentes em programas de convivência social traz diversos benefícios à sua saúde, como a sensação de pertencimento a um grupo e elevação da autoestima por meio de experiências emocionantes e divertidas.

#Festa 28/12/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. Natal é tempo de alegria, de semear a esperança e de fazer o bem!

A Secretaria de Assistência Social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), promoveu na última quarta-feira (21) uma festa de confraternização para as crianças assistidas pelo serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo.

Aproximadamente 25 crianças participaram do momento, vivenciando uma experiência de interação e convivência, com atividades dinâmicas, pinturas temáticas (natalinas) e de diversão na brinquedoteca. Além das brincadeiras, as crianças ganharam lanches e lembrancinhas alusivas ao tempo natalino.

Para a Secretária de Assistência Social, Érica Hevelyn Falcão, "o momento foi mais que especial porque oportunizou a interação com as crianças, sendo possível perceber o olhar radiante de cada uma delas no decorrer do evento."

A Prefeitura Municipal agradece a participação da população e reafirma o compromisso com as famílias Itaicabenses.

#Empreendedorismo 22/12/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. Entrega de certificados e kits do curso de Cabeleireiro Unissex.

Na tarde de ontem, 21/12, a Prefeitura Municipal de Itaiçaba, por meio da Secretaria de Assistência Social em parceria com a SPS, através do Programa Criando Oportunidades, realizou o evento para entrega de certificados e kits do curso de Cabeleireiro Unissex.

O momento prestigiou 45 pessoas que participaram da capacitação, realizada entre outubro e novembro deste ano no Centro Cultural Sede São José.

Compareceram ao evento o prefeito Nilsinho, a Secretária de Assistência Social, Érica Hevelyn Falcão, o presidente da Câmara Municipal, Antoniel Holanda, o representante do Estado, Natanael de Holanda, demais secretários, profissionais e técnicos do CRAS e da Secretaria de Assistência Social.

Conquista para o povo itaiçabense! A capacitação e os kits entregues poderão fomentar a economia do município, além de proporcionar novas oportunidades de trabalho e renda.

#AssistênciaSocial 16/12/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. Confraternização de fim de ano da 3ª idade realizada pela Secretaria de Assistência Social, através do CRAS.

Cerca de 50 idosos vinculados ao Cras participaram, na manhã de ontem (15), da confraternização de fim de ano realizada pela Secretaria de Assistência Social, através do CRAS.

O momento, realizado na sede, contou com música ao vivo, amigo secreto entre os idosos e a equipe do serviço de convivência, oração e lanche fornecido aos participantes.

"A possibilidade de desenvolvimento de eventos que integram os mais vulneráveis se configura como política essencial na prática da multidisciplinaridade do cuidado e participação social", ressaltou a secretária de Assistência Social de Itaiçaba, Érica Hevelyn Falcão.

#Controle 15/12/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. Entrega do veículo 0km para o Conselho Tutelar do município de Itaiçaba.

Na manhã desta quinta-feira (15/12), em Eusébio, o prefeito Nilsinho participou de evento para recebimento de um veículo 0km para o Conselho Tutelar do município de Itaiçaba.

De suma importância para o município, o equipamento ampliará nossa rede de apoio e serviços da Assistência Social, impactando diretamente o trabalho do Conselho Tutelar municipal em prol das nossas crianças e adolescentes.

O momento contou com a presença da Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto, do Secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Antonio Costa, da secretária de Assistência Social de Itaiçaba, Érica Hevelyn Falcão, e das Conselheiras Tutelares Ana Paula e Carmem Juliana.

#AssistênciaSocial 14/12/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. Confraternização de fim de ano da 3ª Idade na comunidade de Logradouro.

Na manhã desta quarta-feira, 14/12, cerca de 30 idosos da comunidade Logradouro, em Itaiçaba, participaram da confraternização de fim de ano realizada pela Secretaria de Assistência Social do município.

O grupo, que faz parte do serviço de convivência e fortalecimento de vínculo "ENVELHECER FELIZ", desenvolvido pelo CRAS, pôde aproveitar um momento especial de interação, união e alegria com as surpresas do amigo secreto, momento de oração, felicitações e lanche fornecido aos participantes.

#AssistênciaSocial 28/11/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. Vale Gás Social: Governo Municipal através da Secretaria de Assistência Social entrega benefício Famílias receberão o auxílio do Governo Estadual nos próximos dias em Itaiçaba.
#AssistênciaSocial 24/11/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. Secretaria de Assistência Social promove evento para esclarecimento de dúvidas sobre programa do Governo Federal Café com o Cadastro Único irá para a sua segunda edição no município de Itaiçaba.
#Controle 16/11/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. Projeto Pintando na Praça.

O Governo Municipal de Itaiçaba, através da Secretaria Municipal da Assistência Social, lançou o projeto Pintando na Praça.

O projeto fez o maior sucesso, cada criança se inspirou e colocou a criatividade para funcionar na pintura do seu gesso. Tivemos cada arte uma mais linda que a outra. Bagunça e sujeira não foi a preocupação, contamos com uma estrutura pra lá de equipada com mesas, cadeirinhas e aventais tudo para deixar esse momento ainda mais perfeito.

Governo Municipal de Itaiçaba, construindo uma nova história!

#Controle 11/11/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. 7ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Secretaria Municipal de Assistência Social, Juventude e Empreendedorismo com apoio do Governo Municipal de Itaiçaba, realizou nesta quinta -feira, 10 de Novembro , a 7ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, no CEI Maria Moreira.

Com o tema central "A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade".

#AssistênciaSocial 09/11/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. Convite da 7ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Secretaria Municipal de Assistência Social, Juventude e Empreendedorismo com apoio do Governo Municipal de Itaiçaba, realizarão quinta -feira, 10 de Novembro , a 7ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, no CEI Maria Moreira, situado na rua Alexandre Bezerra .

Com o tema central "A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade".

Com objetivo de ampliar debates e mobilização social nas três esferas de governo, a Conferência avaliará os reflexos da pandemia da Covid-19 na vida das crianças, adolescentes e suas famílias construindo propostas de ação e políticas públicas que garantam os seus direitos no contexto pandêmico e pós-pandemia.

Serão cinco eixos temáticos, com os seguintes subtemas: Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós-pandemia; Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia de Covid 19; Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e pós-pandemia; Participação da Sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico; Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e pós-pandemia de Covid -19.

#AssistênciaSocial 01/11/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. Abertura das ações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos- SCFV na comunidade de Alto Ferrão.

O Governo Municipal de Itaiçaba por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, realizou terça- feira ( 1) de novembro , a abertura das ações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos- SCFV na comunidade de Alto Ferrão.

O serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.

Governo Municipal de Itaiçaba, construindo uma nova história!

#AssistênciaSocial 27/10/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. Dia da Crianças.

Alegria e muita diversão! Assim podemos definir a comemoração do Dia das Crianças que O Governo Municipal de Itaiçaba através da Secretaria Municipal de Assistência Social realizou para as crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos ( SCFV).

A ação foi realizada nesta quinta-feira (27) no Centro de Referência de Assistência Social , que recebeu uma linda decoração, para receber a criançada em uma manhã cheia de diversão, momentos de lazer, brincadeiras, doces e atividades recreativas. As crianças puderam se divertir com pintura facial, pula pula, gira-gira, gangorras, balanço, casinha ,túnel e travinha , regadas a sucos, pipoca, algodão doce e um delicioso bolo para a garotada. o dia foi recheado de sorrisos e imaginação.

#Controle 14/10/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. ATENÇÃO ITAIÇABENSES!

Caso não possua antena ou conversor, você poderá receber gratuitamente, uma vez que atenda os requisitos abaixo:

- Estar inscrito no CADÚNICO e ter o número do NIS;

- Ser beneficiário de algum programa social do Governo Federal;

- Ter documento do CPF;

Para isso, é necessário ligar para 0800 000 1620 ou acessar o site www.sejadigital.com.br para fazer seu cadastro e marcar seu agendamento, caso seja aprovado.

#AssistênciaSocial 05/10/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. Aula inaugural do curso de cabeleireiro

O Governo Municipal de Itaiçaba por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou na manhã desta terça (4) a aula inaugural do curso de cabeleireiro no centro cultural de Itaiçaba.

Além de profissionais capacitados para ministrar o curso, o Governo Municipal realizará a entrega do kit completo de material para os alunos sem nenhum tipo de custo.

É assim que administra uma cidade, com compromisso com todos os Itaiçabenses e os capacitando para o mercado de trabalho.

Governo Municipal de Itaiçaba, construindo uma nova história!

#AssistênciaSocial 04/10/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. Dia do idoso - Compromisso e Respeito com os idosos.

O Governo Municipal de Itaiçaba por meio da Secretaria de Assistência Social realizou no dia do idoso um encontro maravilhoso bem tropical com todos os idosos do programa " Envelhecer Feliz ".

Quantas histórias guardadas, quantos momentos marcantes e quanta experiência de vida! Os idosos são o relato vivo de como nosso mundo muda constantemente.

Que bom poder sentar ao lado de um idoso, ouvir suas história e, principalmente, ver como ele acompanhou todas as mudanças e avanços de tudo que hoje faz parte das nossas vidas e da nossa sociedade.

Governo Municipal de Itaiçaba, construindo uma nova história!

#AssistênciaSocial 26/08/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. Semana da primeira infância

Ao dar continuando às ações da semana da primeira infância, o Governo Municipal de Itaiçaba, por meio da Secretaria da Assistência Social, realizou na manhã desta terça-feira (23) uma oficina de confecção de brinquedos com material reciclado, que se transformam em verdadeiras obras de arte. Permitir à criança vivenciar a arte com reciclagem é oportunidade de desenvolver a sua criatividade e imaginação.

Governo Municipal de Itaiçaba, construindo uma nova história!

#AssistênciaSocial 25/08/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. “Semana da Primeira Infância”

O Governo Municipal de Itaiçaba, de forma intersetorial, realizará a "Semana da Primeira Infância", uma iniciativa que tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre os cuidados necessários para todas as crianças de 0 a 6 anos de idade.

A Semana conta com uma série de atividades, confira a nossa programação.

#AssistênciaSocial 22/08/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. “Agosto Lilás”, um mês que luta contra a violência doméstica no Brasil.

O Governo Municipal de Itaiçaba, por meio da Secretaria de Assistência social e em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM), iniciou as ações de palestras, rodas de conversa com psicólogas, debates e reuniões em vários bairros e comunidades do nosso município, em alusão do "Agosto Lilás", um mês que luta contra a violência doméstica no Brasil.

A primeira roda de conversa se realizou na comunidade do Alto Ferrão, e contou com as mulheres da comunidade e a psicóloga Haylka Viana, coordenando um momento bem prazeroso, dinâmico e informativo.

A lei 11.340/2006 considera o crime de violência doméstica e familiar contra a mulher como sendo "qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial". Dados oficiais mostram que, além da física, a violência psicológica é uma das mais frequentes. Mesmo quando não há a agressão propriamente dita, as ameaças já caracterizam crime (art. 147, Código Penal).

A denúncia de violência contra a mulher pode ser feita em delegacias e órgãos especializados, onde a vítima procura amparo e proteção. O Ligue 180, central de atendimento à mulher, funciona 24 horas por dia, é gratuito e confidencial.

Governo Municipal de Itaiçaba, construindo uma nova história!

#AssistênciaSocial 17/08/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. Campanha Agosto Lilás

O mês de agosto é marcado pela Campanha Agosto Lilás, que representa a conscientização e combate à violência contra a mulher. O movimento foi desenvolvido em referência ao aniversário da Lei Maria da Penha, criada em 7 de agosto de 2006, que este ano completou 16 anos.

Para reforçar as ações da campanha, o Governo Municipal de Itaiçaba por meio da Secretaria de Assistência Social e em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), irá promover encontros em algumas comunidades e bairros durante este mês.

Acompanhe nossa agenda de ações!

#AssistênciaSocial 27/07/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. 82 FAMÍLIAS ITAIÇABENSES BENEFICICIADAS COM O VALE GÁS

Mais uma remessa de 2022 do "vale gás social" do Governo do Estado do Ceará contemplou 82 (oitenta e duas) famílias de Itaiçaba.

O Governo Municipal de Itaiçaba, por meio da Secretaria de Assistência Social, fará a entrega nos dias 28, 29 de Julho e 01, 02 e 03 de Agosto, no período da manhã, de 07:30 às 11:30, e à tarde, de 13:00 às 17:00, na própria Secretaria.

Os beneficiários devem levar RG, CPF, NIS e comprovante de endereço.

Para mais informações, procure a Secretaria de Assistência Social do nosso município.

#AssistênciaSocial 20/07/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. I CAFÉ COM O CADASTRO ÚNICO.

O Governo Municipal de Itaiçaba por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou na manhã desta quarta-feira (20) o I CAFÉ COM O CADASTRO ÚNICO na Unidade de Atendimento de Assistência Social Padre Marcondes Cavalcante na comunidade de Logradouro.

O objetivo do projeto é orientar os beneficiários sobre o cadastro único e Programa Auxílio Brasil, esclarecendo dúvidas frequentes sobre os benefícios e também confraternizar com um maravilhoso café da manhã. Estiveram presentes o Prefeito Frank Gomes, Sheila Araújo Secretária de Assistência Social, Gilmária Barbosa Coordenadora do CADÚNICO e técnicos da secretaria.

Governo Municipal de Itaiçaba, construindo uma nova história!

#AssistênciaSocial 16/07/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. Secretaria de Assistencia Social realiza reunião sobre o Mais Infância.

Na manhã desta Quinta-feira (14) O Governo Municipal de Itaiçaba através da Secretaria de Assistência Social, realizou no auditório da Escola Padre Abílio Monteiro Neto uma reunião com as famílias beneficiárias do cartao MAIS INFÂNCIA CEARÁ.

Além de membros da Secretaria de Assistência Social e do CRAS, contamos com a presença dos técnicos: Andrea Ferraz - Técnica de Monitoramento, Tatiane Elpídio - Técnica de Assessoramento e Luiz Barbosa - Técnico Estadual.

O objetivo do encontro é justamente ressaltar a importância do investimento na primeira infância, bem como troca de experiência e esclarecer dúvidas sobre o benefício.

Governo Municipal de Itaiçaba, construindo uma nova história!

#AssistênciaSocial 11/07/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. Entrega de tablets, computadores, impressora, caixa amplificadora e fardamento para ajudar os serviços dos visitadores e

O Governo Municipal de Itaiçaba por meio da Secretaria de Assistência Social efetuou na manhã desta segunda-feira (11) a entrega de tablets, computadores, impressora, caixa amplificadora e fardamento para ajudar os serviços dos visitadores e orientadores sociais do Programa PPIS

O equipamento significa uma forma de qualificar o atendimento, sendo um recurso que irá potencializar o trabalho já realizado pela equipe junto às famílias Itaiçabenses.

Governo Municipal de Itaiçaba, construindo uma nova história!

#AssistênciaSocial 10/07/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. PREFEITO FRANK GOMES FREITAS REALIZA ENTREGA DE MAIS 01 CARRO 0KM PARA A SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL O veículo será usado no fortalecimento das Políticas Públicas Sociais em Itaiçaba.
#AssistênciaSocial 01/07/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. Arraiá do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

O Governo Municipal de Itaiçaba, por meio da Secretaria de Assistência Social e CRAS realizou na tarde desta quinta-feira (30) o arraiá do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Um momento de muita alegria e comidas típicas deliciosas como toda festa junina merece. Na ocasião houve diversas apresentações, e a escolha da Rainha do Milho.

Uma gestão que festeja a vida de forma alegre e divertida, que se preocupa no bem está de todos os itaiçabenses.

Governo Municipal de Itaiçaba, construindo uma nova história!

#AssistênciaSocial 29/06/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. NASF realiza ação com atividade corporal e saúde mental na comunidade de Logradouro.

O Governo Municipal de Itaiçaba, através da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) realizou na manhã desta quarta-feira (29) na comunidade do Logradouro, uma ação envolvendo atividades de prática corporal e Saúde Mental.

A importância da atividade física para a saúde está diretamente relacionada à melhoria da qualidade de vida, reduzindo consideravelmente os riscos de desenvolvimento de doenças crônicas, cardiovasculares, além de trabalhar a saúde mental dos usuários.

Estiveram direcionando a ação as fisioterapeutas Ozanira Barbosa e Thais Monteiro e a psicóloga Rosiane Oliveira.

Governo Municipal de Itaiçaba, construindo uma nova história!

#AssistênciaSocial 16/06/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. Roda de Conversa

O Governo Municipal de Itaiçaba, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu na manhã desta terça (14) uma Roda de Conversa, que tratou sobre o tema "consequências do trabalho infantil". A ação, voltada à rede municipal de atendimento a crianças e adolescentes, aconteceu no Centro de Referência da Assistência Social tendo como público alvo, pais das crianças do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos - (SCFV) e famílias do cartão mais infância - (CMIC).

O evento foi realizado em alusão ao Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, celebrado no último dia 12. A campanha em referência à data ainda teve a distribuição de material informativo pelas principais ruas da nossa cidade e participações em programas radiofônicos.

Governo Municipal de Itaiçaba, construindo uma nova história!

#AssistênciaSocial 25/05/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. GRUPO AMOR DE MÃE

Seguindo com a nossa programação da SEMANA DO BEBÊ, o Governo Municipal de Itaiçaba realizou na manhã desta quarta-feira (25) no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) um bate-papo com o advogado Dr. Maykon Santos procurador do Município e as gestantes que participam do grupo AMOR DE MÃE. Tendo como tema a ser discutido SUB-REGISTRO CIVIL E INVISIBILIDADE SOCIAL COMO CIDADÃO. Maykon sanou algumas dúvidas e orientou as mães presentes sobre a importância do registro civil.

Levar conhecimento e orientar para que tenhamos uma vida melhor, esse é o principal objetivo do nosso Prefeito Frank Gomes.

Governo Municipal de Itaiçaba, construindo uma nova história!

#AssistênciaSocial 24/05/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. Brinquedocreche

O Governo Municipal de Itaiçaba em parceria com o Governo do Estado do Ceará e através da Secretaria de Assistência Social, inaugurou hoje (24/05) a Brinquedocreche.

Um equipamento que irá beneficiar as crianças de 0 a 6 de anos de idade que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos ( SCFV ).

Governo Municipal de Itaiçaba, construindo uma nova história!

#AssistênciaSocial 08/04/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. Chá de bebê para as usuárias do PAIF

O Governo Municipal de Itaiçaba,através do Centro de Referência de Assistência Social em parceria com com a equipe multiprofissional e as UBS do município de Itaiçaba desenvolveu hoje(08 de abril) através do projeto amor de mãe , o chá de bebê para as usuárias do PAIF - beneficiárias do Benefício Eventual de Auxílio Natalidade (Kit Bebê). As participantes receberam

Bolsa Maternidade, Banheira, Fraldas e itens diversos que serão utilizados pelas mães com a chegada do bebê.

O Projeto Amor de Mãe é uma iniciativa do Governo Municipal de Itaiçaba, que propõe acompanhar as gestantes a partir da 12a semana de gestação até o puerpério, com a entrega do Kit Bebê ao final dos encontros, obedecendo critérios pré estabelecidos pelo projeto.

#AssistênciaSocial 22/03/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. Brinquedocreche

O Governo Municipal de Itaiçaba, por meio da Secretaria de Assistência Social recebeu hoje (22 de março) do Governo do Estado do Ceará, através da SPS, uma brinquedocreche.

A brinquedocreche integra o pilar Tempo de Brincar do Programa Mais Infância Ceará, que assegura o direito das crianças ao desenvolvimento de suas capacidades físicas, cognitivas e psicológicas através do ato de brincar. Estimulando a criatividade, socialização, afetividade, autoestima, raciocínio lógico, desenvolvimento das capacidades motoras, memória, percepção, imaginação e senso de organização das crianças por meio do ato de brincar. Os brinquedos ficarão instalados em um espaço do CRAS, tendo assim as atividades lúdicas a serem desenvolvidas no espaço.

A contrapartida do município para receber o equipamento foi a adequação e reforma do espaço, e os tatames para o piso do ambiente.

#AssistênciaSocial 14/03/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. VALE GÁS SOCIAL: NOVENTA E NOVE FAMÍLIAS SÃO BENEFICIADAS.

O Governo Municipal de Itaiçaba, através da Secretária de Assistência Social, Sheila Araújo, recebeu na manhã de hoje (14/03), na Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos- SPS, em referência ao Projeto: Concessão de Vale-Gás às Famílias em Situação de Vulnerabilidade, o quantitativo de 99 (noventa e nove) vales-gás, correspondentes à quantidade de famílias a serem beneficiadas aqui no nosso município.

Em breve, informaremos a relação dos beneficiários.

#AssistênciaSocial 24/02/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. PACTO PELO FORTALECIMENTO DO SUAS: ITAIÇABA É CONTEMPLADA COM UM COMPUTADOR E UM TABLET PARA O CRAS.

O Governo Municipal de Itaiçaba esteve presente nesta quinta-feira (24 de fevereiro), em Fortaleza, representado pela Secretária de Assistência Social, Sheila Araújo, na cerimônia do PACTO pelo Fortalecimento do SUAS: Primeiros Resultados. Itaiçaba foi contemplada com um computador e um tablet, que serão utilizados no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), para reforçar o trabalho da proteção social.O encontro contou com presença da Primeira-Dama do Estado, Onélia Santana; a Secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, Socorro França; e reuniu secretários de todos os municípios cearenses e agentes sociais do Programa Mais Infância.

Governo Municipal de Itaiçaba, construindo uma nova história!

#AssistênciaSocial 10/02/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. Projeto Amor de Mãe

Secretaria de AssistênciaSocial, em parceria com a Secretaria de Saúde e o CRAS, realizaram ontem (09/02), mais um encontro do Projeto Amor de Mãe.

Um momento de conhecimento, troca de experiências e orientações sobre a gestação e direitos das gestantes do nosso município. Na ocasião, estiveram presentes os profissionais do NASF e os Técnicos do CRAS.

O Projeto Amor de Mãe é uma iniciativa do Governo Municipal de Itaiçaba, que propõe acompanhar as gestantes a partir da 12a semana de gestação até o puerpério, com a entrega do Kit Bebê ao final dos encontros, obedecendo critérios pré estabelecidos pelo projeto.

#AssistênciaSocial 04/02/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. Programa Primeira Infância no SUAS - Criança Feliz.

Ocorreu nos dias 01 e 02 de fevereiro/2022 uma capacitação direcionada aos visitadores do Programa Primeira Infância no SUAS - Criança Feliz.

A formação teve como tema: Os Cuidados para o Desenvolvimento da Criança - CDC, e contou com a participação dos visitadores sociais do Programa.

Capacitar para qualificar e aprimorar os serviços prestados aos nossos usuários, essa é mais uma importante missão do Governo Municipal de Itaiçaba, juntamente com a Secretaria de Assistência Social.

#AssistênciaSocial 17/12/2021 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. Confraternização de Natal do SCFV ( SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS) - ENVELHECER FELIZ.

Na manhã de hoje (17 de dezembro), houve a Confraternização de Natal do SCFV ( SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS) - ENVELHECER FELIZ. É o Governo Municipal de Itaiçaba, através da Secretaria de Assistência Social, cuidando do bem estar dos nossos idosos.

#AssistênciaSocial 09/12/2021 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. Projeto Envelhecer Feliz.

O Governo Municipal de Itaiçaba, por meio da Secretaria de Assistência Social, realiza às quintas-feiras o encontro dos idosos do projeto Envelhecer Feliz.

Momento de muita alegria, descontração, conhecimento e inclusão aos idosos do nosso município. O projeto já atende a 70 idosos no total.

#AssistênciaSocial 15/10/2021 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. DIA DAS CRIANÇAS

Em alusão ao Dia da Criança, o Governo Municipal de Itaiçaba, através da Secretaria de Assistência Social, realizaram ontem (14 de outubro), um momento lúdico com as crianças de todas as comunidades e sede do nosso município, que são atendidas pelos programas: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, Criança Feliz e CMIC.

O momento foi de muita alegria e diversão para todas as crianças, que receberam nas suas casas a visita de personagens de histórias infantis, com muitas brincadeiras e guloseimas.

#AssistênciaSocial 08/09/2021 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. ENTREGA DO NOVO CARRO DO CRAS.

Na manhã de hoje, tivemos o ato solene de entrega do novo veículo do CRAS, adquirido por meio de emenda do Deputado Federal André Figueiredo.

Estiveram presentes o Prefeito Frank Gomes, lideranças do governo, vereadores, secretários e os deputados: André Figueiredo, Osmar Baquit e Leonardo Pinheiro. Governo Municipal de Itaiçaba, construindo uma nova história.

#AssistênciaSocial 31/08/2021 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. Agosto Lilás 2021

O Governo Municipal de Itaiçaba, através da Secretaria de Assistência Social, aderiu à campanha "Agosto Lilás", que foi criada como parte da luta representada pela Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, para combater e inibir os casos de violência doméstica no Brasil.

Em alusão a este mês, foram realizadas palestras com a psicóloga do CRAS e a criação de faixas para orientar a população que em caso de violência doméstica, seja ela verbal, física, psicológica, sexual ou moral, a população tem o dever de denunciar.

Para denunciar qualquer ato de violência contra a mulher, ligue 180. Esse número é gratuito, confidencial e funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados, e pode ser acionado de qualquer lugar do Brasil.

#AssistênciaSocial 27/08/2021 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. SARAU NA COMUNIDADE DE LOGRADOURO

O governo municipal de Itaiçaba, através Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na comunidade de Logradouro o sarau para fechamento da semana alusiva ao mês da 1ª infância. Durante o mês de agosto, foi trabalhado de forma intersetorial entre as secretarias de assistência social, saúde e educação, diversas ações com o objetivo de promover políticas públicas para crianças de 0 a 6 anos de idade.

#AssistênciaSocial 15/08/2021 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. CAMINHÃO DO CIDADÃO NA CIDADE DE ITAIÇABA.

Na manhã deste domingo o Caminhão do Cidadão foi recebido pelo Prefeito FRANK e pela Secretária de Assistência Social SHEILA.

Serão 3 dias de atendimento à população itaiçabense, onde serão realizados diversos serviços de emissão de documentos. Para maiores informações procure a Secretaria de Assistência Social no Centro Administrativo Pref. Francisco de Assis Bezerra.

Os atendimentos serão realizados sempre de 08 às 17 horas.

#AssistênciaSocial 22/07/2021 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. CADúnico NAS COMUNIDADES.

O Governo Municipal de Itaiçaba através da Secretaria de Assistência Social e em parceria com a Secretaria de Educação está realizando a atualização do Cadúnico nas comunidades para as famílias cadastradas. A ação tem o objetivo de atender e atualizar os cadastros das famílias que estão desatualizados há mais de 24 meses. As famílias foram convocadas por meio de convite, considerando as medidas sanitárias, evitando aglomerações com vista à prevenção de contágio da covid-19. Já foram atendidas as famílias do Alto Ferrão, Camurim, Alto Brito, Traconhem, Tomé Afonso, Tabuleiro do Luna e Cidade Nova. Dando continuidade à programação, a 5ª etapa da atualização dos cadastros familiares será realizadanos próximos dias 28 e 29 de Julho, quarta e quinta-feira, a partir das 13 horas atendendo as famílias do Logradouro, Baixo Giquí, Canto da Onça e Caris.

#AssistênciaSocial 21/07/2021 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,JUVENTUDE E EMPREENDEDORISMO. VACINA SOLIDÁRIA EM ITAIÇABA. SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZA ENTREGA DE CESTAS BÁSICAS.
www.itaicaba.ce.gov.br
Emitido dia 30/04/2024 às 17:51:56